POLÍTICA DA QUALIDADE


Em consonância com a política global da organização, bem como com a sua Missão e Visão, a presente política expressa o desígnio da Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT) no que diz respeito à gestão da qualidade.

Com efeito, na prossecução da sua missão, e como resultado do seu empenho na satisfação das necessidades dos seus utentes, a USIT diligencia no sentido de lhes oferecer uma assistência simultaneamente qualificada e eficaz, abrangente e personalizada, célere e eficiente, garantindo, em todo o processo de prestação de cuidados, a sua segurança e o estrito respeito pelos seus direitos.

Por conseguinte, alicerçando-se na presente Política da Qualidade, a USIT compromete-se a assegurar todas as atividades necessárias para dirigir e controlar a organização no que respeita à qualidade. Este compromisso traduz-se num modelo de gestão da qualidade que integra:



Os Direitos dos Cidadãos

A USIT mantém os utentes informados dos seus deveres e direitos, garantindo a preservação da sua intimidade durante o atendimento, a confidencialidade dos seus dados pessoais e da sua informação clínica; possibilita, nos termos da lei, o acesso pelo utente à informação contida no seu processo clínico; assegura o direito constitucional dos cidadãos de cidadãos avaliarem os serviços que lhes são prestados, através da apresentação de sugestões e reclamações; zela pela obtenção de consentimento informado escrito nas situações que assim o requeiram; proporciona a tomada de decisão relativa ao testamento vital; atende à substituição na tomada de decisão em situações de menoridade/incapacidade; assegura a resolução de conflitos éticos através do acesso à Comissão de Ética para a Saúde; disponibiliza procedimento de obtenção de segunda opinião médica



A Gestão Clínica

A USIT prima por uma prestação de cuidados de saúde baseada nas melhores práticas, em conformidade com as estratégias definidas no Plano Regional de Saúde, nos programas de saúde e nos processos assistenciais integrados; desenvolve ações de promoção da saúde realizadas em função das necessidades de saúde identificadas na população, atuando a todos os níveis de prevenção; emprega com empenho os meios disponíveis necessários para cumprir os tempos máximos de resposta garantidos estabelecidos pela tutela; atende com particular atenção às necessidades dos cuidadores informais; dispõe de processo clínico único por cidadão, o qual, a fim de suportar a adequada decisão clínica, contém informação completa e está acessível durante a prestação de cuidados; os sistemas de informação disponíveis asseguram a informação necessária ao acompanhamento de objetivos assistenciais acordados com a tutela.



A Gestão do Risco e Segurança do Utente

A USIT assegura a identificação e análise dos riscos que possam constituir uma ameaça à segurança do utente e estabelece mecanismos para a sua prevenção; promove a identificação segura do utente; adere às boas práticas recomendadas para o controlo da infeção; promove boas práticas de prescrição e administração de fármacos; planifica, preparando os seus profissionais para atuarem em situações de emergência; implementa um sistema interno de gestão de incidentes e incentiva ao reporte através da plataforma nacional de notificação (NOTIFICA).



Os Equipamentos e Instalações

A USIT garante os recursos suficientes para a prossecução da sua atividade em condições de segurança para os seus utentes e profissionais, prevenindo sistematicamente os riscos laborais; promove a melhor administração dos recursos de que dispõe de modo a proporcionar as adequadas condições de conforto para os utentes e profissionais; certifica-se da funcionalidade do equipamento médico procedendo à sua manutenção preventiva e corretiva, verificação e calibração; implementa medidas para garantir as condições de armazenamento e conservação de medicamentos e material de uso clínico; estabelece e divulga medidas de proteção das pessoas em situação de emergência interna e externa.



A Gestão de Recursos Humanos

A USIT define o perfil de funções, responsabilidades e competências dos seus profissionais, adequando-o aos respetivos postos de trabalho; estabelece canais de comunicação que garantem a participação dos colaboradores na definição de estratégias, priorização e planeamento de atividades, envolvendo-os e responsabilizando-os nos compromissos assistenciais e de qualidade da unidade; desenvolve programas de formação com base nas necessidades formativas dos profissionais, identificadas em função dos objetivos da unidade e das características da população que serve; incentiva e favorece a produção científica pelos seus profissionais.



A Melhoria Contínua

A USIT implementa um Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na análise e melhoria contínua dos seus principais processos e serviços para os quais define normas internas de atuação e realiza auditorias ao seu cumprimento; ausculta sistematicamente a opinião dos utentes e toma medidas no sentido de aumentar a sua satisfação; promove a avaliação interna e externa e a certificação da organização, fomentando o empenho voluntário dos profissionais de saúde na melhoria contínua dos cuidados e na consolidação de uma cultura de qualidade integral nos serviços.

Porque TU e os TEUS também são utentes