Proteção de Dados

O objetivo único para a recolha e registo de dados pessoais dos utentes na Unidade de Saúde da Ilha Terceira é garantir a adequação e segurança da prestação de cuidados de saúde, conforme é sua atribuição.

A colheita e registo de informação administrativa do utente permite a sua correta identificação, o que contribui substancialmente para a segurança dos cuidados, e permite à unidade de saúde atender aos seus direitos, designadamente, no que diz respeito, entre outros, à comparticipação de medicamentos, à certificação de incapacidade temporária para o trabalho e à isenção de taxas moderadoras.

Os registos efetuados pelos profissionais de saúde são essenciais para a continuidade e segurança dos cuidados de saúde prestados no âmbito da equipa multidisciplinar, acrescendo que constituem prova de boa prática clínica em sede de litigiosidade judicial, e, numa perspetiva de gestão dos serviços de saúde, permitem a recolha e tratamento de dados para acompanhamento de indicadores da atividade assistencial.

Para mais informações solicite o folheto informativo sobre Proteção de Dados.
A Lei assegura ao utente o ACESSO à sua informação de saúde. Caso o pretenda, solicite também o respetivo Formulário de Acesso.

Ir para o formulário